Lobo-marinho resgatado no Maranhão receberá atendimento veterinário no Centro de Reabilitação e Triagem de Animais marinhos em Ubatuba/SP
Por meio de uma parceria entre a Mineral Engenharia e Meio Ambiente e o Instituto Argonauta, o animal, da espécie Arctocephalus tropicalis, será transportado para São Paulo a fim de receber atendimento veterinário para sua reabilitação.
No dia 07/09/2021 o Instituto Amares recebeu o chamado da comunidade, comunicou a rede de encalhes e em seguida a equipe do IBAMA/CETAS São Luís – MA de que o animal havia sido avistado no município de Ariri, cerca de 160 km de distância da capital.
Em uma ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente do município de Arari, CMA-ICMBio-MMA e da equipe do IBAMA, no dia 08/09/2021 o animal foi resgatado no Rio Mearim, onde constatou-se tratar de um macho debilitado pesando 29,3 Kg. Posteriormente o animal foi encaminhado para o CETAS do IBAMA em São Luís.
Após receber os primeiros atendimentos veterinários, e em razão desta espécie ser encontrada mais comumente durante o inverno ao sul do litoral brasileiro, com apoio das equipes do IBAMA e CMA/ICMBio-MMA chegou-se à conclusão que seria melhor para o animal ser transferido para o Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Marinhos (CRETA) do Instituto Argonauta em Ubatuba/SP, onde haverá a continuidade do atendimento veterinário até que esteja apto a ser devolvido à natureza.
Com apoio da Infraero, através do aeroporto de São Luís e do Salvador Bahia Airport, o animal será transportado pela Gol Linhas Aéreas até o aeroporto de Guarulhos/SP no dia 11/09/2021 com acompanhamento da Equipe de Atendimento à Fauna da Mineral Engenharia e Meio Ambiente e Instituto Argonauta.
A Mineral Engenharia e Meio Ambiente e Instituto Argonauta agradece a Infraero/Aeroporto de São Luís, IBAMA, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos /ICMBio-MMA, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do município de Arari/MA, Gol Linhas Aéreas, Salvador Bahia Airport e a todos que colaboraram para a realização desta operação.
Sobre a Mineral Engenharia e Meio Ambiente:
A Mineral Engenharia e Meio Ambiente é uma empresa de consultoria especializada na viabilização ambiental de atividades empresariais, fundada em 1997. Desde então, a empresa vem se consolidando nas áreas em prol da conservação do meio ambiente, inclusive na proteção e reabilitação de animais de vida selvagem.
Sobre o Instituto Argonauta:
O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.