Após 79 dias desde a desova do ninho, no dia 08/05, os ovos da tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) tiveram que ser retirados do ninho na praia do Suarão, em Itanhaém (SP). A operação foi necessária porque a maré avançou em decorrência de uma ressaca e, ao remover a areia, deslocou os ovos.
A equipe do Instituto Biopesca conseguiu recolher 103 ovos e os levou para análise em laboratório, localizado em sua sede, na Praia Grande. Alguns estavam gorados e muitos já estavam em decomposição. “Vamos aguardar melhores resultados para os outros dois ninhos, que estão melhor localizados e sofrem menos com a maré alta”, comenta o médico veterinário Rodrigo Valle, coordenador geral do Instituto Biopesca. “Continuamos na torcida”, reforça.
* * *
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A responsabilidade técnica do PMP-BS no estado de São Paulo, que engloba os Trechos 07, 08, 09 e 10 é da Mineral Engenharia e Meio Ambiente Ltda. em parceria com as instituições executoras (IPeC, Gremar, Biopesca, Argonauta e Projeto Tamar).
Para acionar o serviço de resgate de tartarugas marinhas, aves marinhas e mamíferos marinhos (golfinhos, baleias, lobos marinhos, etc) vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341.
Para mais informações, acesse www.comunicabaciadesantos.com.br.