Mês: julho 2021
Capacitação – Procedimentos para atendimento de Baleias Vivas
O Instituto Biopesca, com apoio da Mineral Engenharia e Meio Ambiente, realizou a capacitação sobre procedimentos para situações de encalhes de baleias vivas.
A capacitação foi ministrada pelo Dr. Milton Marcondes, Médico Veterinário e Diretor de Pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, nos dias 02, 05 e 07 de julho via Plataforma Virtual e dia 14 de julho presencialmente, lembrando que as medidas de prevenção contra a covid-19 foram tomadas.
O curso se fez necessário para a preparação das Equipes das Instituições responsáveis pelo atendimento no caso de encalhe de baleias, tendo em vista que no ano de 2021 o número de baleias encalhadas aumentou. Só no Estado de São Paulo as instituições executoras do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos) recolheram pelo menos 16 Baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) desde o início do ano.
Enfim mais uma capacitação concluída com sucesso!
* * *
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A responsabilidade técnica do PMP-BS no estado de São Paulo, que engloba os Trechos 07, 08, 09 e 10 é da Mineral Engenharia e Meio Ambiente Ltda. em parceria com as instituições executoras (IPeC, Gremar, Biopesca, Argonauta e Projeto Tamar).
Para acionar o serviço de resgate de tartarugas marinhas, aves marinhas e mamíferos marinhos (golfinhos, baleias, lobos marinhos, etc) vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341.
Para mais informações, acesse www.comunicabaciadesantos.com.br.